UM TÍTERE DE SI MESMO: a imagem como interface dos jogos estabelecidos em uma Criação Sistêmica

Espaço de reflexão do mestrado em artes cênicas (UFRGS). A pesquisa tem por proposta central investigar de que forma as imagens virtuais podem agenciar processos criativos no campo teatral. Para tanto, elaborei uma metodologia onde a noção de “Criação Sistêmica” articula um jogo dinâmico de trocas de materiais criativos para a cena, através dos sujeitos participantes da pesquisa. O resultado cênico foi partilhado através do experimento prático “Um Títere de Si Mesmo”, onde imagens virtuais serviram de fonte de provocação e desestabilização entre os artistas envolvidos. Em memorial reflexivo, relato a caminhada e as inúmeras transformações habitadas pelas imagens: o texto, o corpo, o vídeo, a música, e a representação. Foram empregados materiais disponibilizados pela Internet e equipamentos como câmeras e projetores para construções virtuais sobre a cena. Em termos poéticos, a experimentação reflete a hibridação do ator com as mídias audiovisuais, observando princípios do teatro e da performance. Bolsa CAPES.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O começo – parte 2




 A partir  desse imenso receptáculo de memória coletiva que é a Internet, a primeira ação será pinçar imagens virtuais que reflitam o homem contemporâneo ocidental em algumas de suas facetas e tendências. A partir do corpo ampliado, inserido na cultura, e não mais apenas o corpo e a subjetividade do artista como o limite para a criação cênica, mas como ponto de partida para um corpo metáfora de corpos em cultura.
            Nessa primeira fase processual, vale imagem de qualquer tipo, vinda de qualquer lugar do hipertexto digital. Navegar nas ondas da net, usar a prática da deriva, zapear pelos sites randomicamente, saltando de janela em janela, jogar palavras no “Google imagens” aleatóriamente, sugestões do amigos virtuais em chats de bate papo. Procedimentos que revelarão as imagens primeiras que servirão como trampolim para deflagar o  ato criativo.

Nenhum comentário: