UM TÍTERE DE SI MESMO: a imagem como interface dos jogos estabelecidos em uma Criação Sistêmica

Espaço de reflexão do mestrado em artes cênicas (UFRGS). A pesquisa tem por proposta central investigar de que forma as imagens virtuais podem agenciar processos criativos no campo teatral. Para tanto, elaborei uma metodologia onde a noção de “Criação Sistêmica” articula um jogo dinâmico de trocas de materiais criativos para a cena, através dos sujeitos participantes da pesquisa. O resultado cênico foi partilhado através do experimento prático “Um Títere de Si Mesmo”, onde imagens virtuais serviram de fonte de provocação e desestabilização entre os artistas envolvidos. Em memorial reflexivo, relato a caminhada e as inúmeras transformações habitadas pelas imagens: o texto, o corpo, o vídeo, a música, e a representação. Foram empregados materiais disponibilizados pela Internet e equipamentos como câmeras e projetores para construções virtuais sobre a cena. Em termos poéticos, a experimentação reflete a hibridação do ator com as mídias audiovisuais, observando princípios do teatro e da performance. Bolsa CAPES.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Palimpsesto



Na tentativa de enumerar e classificar as várias maneiras que os textos literários se agenciam entre si, o crítico literário frances Gerard Genette chega a cinco tipos de transtextualidade, tendo a nocão de palimpsesto o conceito no qual ele vai se debruçar mais longamente no seu livro Palimpsesto: literatura de segunda mão:
Um palimpsesto é um pergaminho cuja primeira inscrição foi raspada para se traçar outra, que não a esconde de fato, de modo que se pode lê-la por transparência, o antigo sob o novo. Assim, no sentido figurado, entenderemos por palimpsestos (mais literalmente hipertextos), todas as obras derivadas de uma obra anterior, por transformação ou por imitação... Um texto pode sempre ler um outro, e assim por diante, até o fim dos textos... Quem ler por último lerá melhor.

Fica evidente na definiçao de palimpsesto o desenho de um texto que só existe por consequências, em virtude dos precedentes do qual ele nasceu. O texto atual é culpa do primeiro, não existiria ou seria outro  sem essa anterioridade capital. Mesmo que o texto origem não apareça diretamente no texto último; o palimpsesto opera através de transformações  segundo genette.  criação textual utilizando características que são evocadas, que estão por baixo, em uma zona subterrânea que lhe servem de base.
            Da mesma forma, a maneira como as imagens, textos e sons nascem na minha prática podem ser lidos como um jogo palimpsestuoso. Ainda que Genetti utiliza a metáfora do pergaminho raspado para definir aspectos relacionais entre textos, aqui, a metáfora transborda, se estende para o terreno das diferentes linguagens que se agenciam entre si partindo de um mesmo ponto para criação do texto espetacular. O conteúdo de uma linguagem sendo evocada no conteúdo da linguagem seguinte. O esquema abaixo ilustra o jogo palimpsestuoso.

Imagem 1----------}  texto-----------}  imagem 2---------}  música = texto espetacular

Nenhum comentário: